Rocsolo
Geodreno (Dreno Fibroquimico) - Rocsolo Estedrain

Geodreno (Dreno Fibroquimico)

O drenos fibroquimicos (geodreno) são utilizados para estabilizar solos moles compressíveis, acelerando a velocidade de recalque através da redução do tempo necessário para a dissipação das poropressões.

Estes drenos são compostos de um núcleo de plástico e um filtro de material têxtil na forma de bainha que envolve o núcleo em toda a sua extensão.

 A aplicação de sobrecargas sobre camadas de solos saturados moles, sem  que se permita a dissipação das poropressões, cria condições favoráveis à sua ruptura.

A redução desta pressão por meio de drenos eleva a resistência ao cisalhamento, eliminando a instabilidade destes solos.

Normalmente, estes solos são sedimentos recentes compostos por camadas argilosas moles intercaladas por lentes arenosas. Nesta condição, é marcante a diferença entre o coeficiente de permeabilidade vertical e o horizontal. Ou seja, a permeabilidade horizontal é muitas vezes superior à permeabilidade vertical.

Com o objetivo de permitir esta drenagem é aplicado o geodreno à massa de solo. Crava-se o geodreno, deposita-se uma camada de areia junto à superfície para captação e escoamento das águas e também com a possibilidade sobre esta, de se executar um aterro temporário de sobrecarga.

Este sistema promove o fluxo das águas no sentido horizontal, conduzindo-as aos geodrenos que as absorvem e as conduzem verticalmente ao colchão drenante no qual gera o adensamento do solo pela redução das poropressões, aumentando a resistência ao cisalhamento e, portanto, criando uma condição de estabilidade para receber as cargas definitivas da superfície.

A ROCSOLO ESTEDRAIN posiciona-se como uma empresa sólida e de confiança, que fundamenta sua estratégia de crescimento na diversificação, qualidade e inovação, e na identificação das principais oportunidades de negócios, em direção aos novos desafios e à satisfação cada vez maior de seus clientes.